O resguardo, ou o que muitos chamam de preceito, é necessário por uma questão de respeito, de manter o corpo “limpo” de interferências.
Preceito é um substantivo masculino com origem no latim praeceptus e que significa ordem, regra, norma, condição. O resguardo é super importante e valioso, é o respeito à nossa casa, aos nossos mentores espirituais. É mostrar que usamos mais a razão que a emoção. Quando “quebramos” um resguardo, perdemos força. Portanto resguardo equivale a força.
É muito comum entre as doutrinas espíritas o pedido de resguardo espiritual antes dos trabalhos. Este resguardo, primeiramente implica em manter o médium com as energias equilibradas, onde ele poderá receber de forma adequada os fluídos dos guias espirituais e também se prevenir contra quaisquer energias negativas.
Aprendemos a dominar a nossa vontade, sacrificamos essa vontade visando um bem maior. Geralmente o resguardo inclui a inibição de sexo, bebida, e o consumo de carne vermelha.
Quando estamos em trabalhos coletivos fazemos uma corrente, naquele momento cada pessoa é um elo, se um quebra o resguardo a corrente se desfaz, e o trabalho perde a força que deveria ter. Ninguém é prejudicado diretamente, mas a força não é a mesma. O trabalho não é visto e recebido da mesma forma pelo plano espiritual.
Devemos nos abster de carne, de álcool, e até a diminuição do fumo é aconselhável porque, o fumo carreia toxinas que dificultam a fluência energética no nosso organismo, bem como obscurecem nossa sensibilidade às vibrações superiores emanadas por nosso mentor espiritual.
O sexo traz um gasto de energia física, que poderia ser utilizada pelas entidades em trabalhos sérios, o sexo também traz uma troca de energia com quem se pratica, dessa forma, essa mistura de energia pode ser negativa para um trabalho espiritual, além do sexo nos deixar muito próximos da matéria e longe das energias espirituais por estarmos presos ao prazer do corpo. A energia sexual nesses casos poderia interromper esse processo, por ser intensa e ligada ao corpo. Da mesma forma restringimos o uso de carne animal antes de trabalhos e depois de obrigações, para que o corpo esteja o mais ‘leve’ possível. Sabemos bem, que carnes vermelhas demoram a serem digeridas, e também por conta da concentração de sangue que contém a carne, pois, o sangue concentra o que chamamos de ectoplasma e após ser exposto como num corte ou na própria carne animal atrai espíritos opositores, obsessores e outros que procuram por este fluído a fim de fortalecimento, este também é o motivo da prevenção no trabalho da médium em períodos menstruais, pois, com o sangue exposto emana ectoplasma do qual atrai espíritos obsessores, por isso há uma prevenção a respeito de mulheres neste período perante os procedimentos de cada templo espiritual.
Outra prevenção que se adequada ao resguardo espiritual é não ingerir de bebidas alcoólicas, simplesmente para que o médium não esteja vulnerável, não apenas espiritualmente como fisicamente, afinal, uma corrente é lugar de trabalho e ninguém trabalha alcoolizado.
Preceitos tem o objetivo de religar o fiel com o Sagrado. No entanto, existem questões mais complexas, consideramos o plano das energias então os preceitos contemplam as particularidades que viabilizam maior sutilização e purificação do campo energético e magnético daqueles que participam do trabalho espiritual.
Não quebre o seu Preceito!